I    N    T    R    O    D   U   Ç   Ã    O                                                                                                               www.marvivo.tripod.com

Raras são as pessoas, ás quais o mundo subaquático não provoca uma serie de sentimentos especiais, principalmente de admiração pela sua imensidão e beleza, de curiosidade, despertada pelos seus mistérios, e por outro lado, de algum receio, o qual é sem dúvida indissociável daquilo que desconhecemos, ou de que temos poucos conhecimentos.

A esmagadora maioria de nós, possui uma ideia do mundo submerso, baseada nas imagens transmitidas pelos media, as quais representam uma ínfima porção das experiências e emoções que o mar tem para oferecer, sendo que nunca nos podemos esquecer que apesar de toda a experiência que venhamos a adquirir, e tecnologia que utilizemos, quando descemos abaixo da superfície do mar, passamos a estar num meio diferente daquele para o qual fomos concebidos.

Torna-se assim imperioso, interiorizar algumas regras de ouro, sobre as quais se procurarão dar algumas pistas, com o objectivo de que todos possamos desfrutar com mais segurança, de todo o manancial proporcionado pelo meio aquático.

Capturar peixe recorrendo a um arpão, tem sido uma realidade desde que o homem olhou para a água e reparou na sua existência. Há pelo menos um milhão de anos que pescamos, quer seja em praias, no cimo de rochas, na corrente dos rios, em embarcações de todo o tipo, ou debaixo de água.

Provavelmente, o primeiro utensílio utilizado para capturar peixes, foi um arpão de madeira, uma vez que em alguns dos mais antigos registos da história humana, como o são as pinturas rupestres, são frequentes as cenas de pesca com arpão.

Muito provavelmente, assim foi entre todos os povos que viviam junto ao mar, ou rios, desde o Ártico aos Trópicos.

A mais antiga e pura forma de capturar peixe, é a nossa.

A caça submarina, irreflectida e injustamente mal amada por alguns, é adorada por muitos mais, que a elegeram como forma de se envolverem com o mar, do qual tanto gostam, dando assim resposta a um desejo que tem a idade do póprio homem, e ao mesmo tempo de praticarem um desporto, que, como todos os outros, implica um conhecimento bem interiorizado, dos nossos limites, e muito empenho e paciência, para que a evolução aconteça.

O caçador submarino, para além dos benefícios em termos de preparação física, que retira da sua actividade, procura evidentemente obter outros resultados, sob a forma de capturas, e nesse campo goza de um grande privilégio, o qual consiste na possibilidade, que outros não têm, de escolher aquilo que apanha, fazendo-o selectivamente.

Este site, pretende ser uma fonte de informação sobre vários assuntos relacionados com caça submarina, lançando-se desde já o desafio a todos os visitantes, no sentido de participarem na evolução das diferentes temáticas do seu conteúdo, colocarem as suas dúvidas, as quais todos tentaremos desfazer, e fazerem as suas sugestões.

Todas as colaborações que contribuírem para o desenvolvimento dos temas aqui apresentados, ou que justifiquem a introdução de novos temas, serão publicadas no site, com as necessárias referências aos seus autores.

As fotografias por exemplo, são recepcionadas por e-mail, sendo posteriormente adicionadas á "galeria" do site, a menos que se relacionem com algum contributo temático, sendo nesse caso publicadas onde for mais pertinente.

Este local visa também, servir de base ao estabelecimento de novos conhecimentos entre todos aqueles que estão ligados à caça submarina, e como pano de fundo, para a discussão saudável em torno desta magnifica actividade.

 

Powered by Bravenet Forum Powered by Bravenet

 

MATERIAL

DICAS

TÉCNICAS

PEIXES

LOCAIS

HISTÓRIAS

GALERIA

LEGISLAÇÃO

LINKS

FORUM